Dados biográficos dos autores



Esta página contém vida e obra de cada um dos escritores associados do CLIPE, em ordem alfabética


Em primeiro lugar, o quadro social do CLIPE:

Ana Maria da Porciúncula Osório
Antonino Campos
Antonio Miguel Albaini
Arzelinda Soares Dias
Eduardo de Almeida Farias
Fernanda Azevedo de Souza
Helena Heloísa Manjourany Silva
Heloísa Pont Zambonato
Inalda Peters da Silva
Jacyra Félix de Souza
Jorge Dias
Lia Rosa Bachettini Duarte
Maria de Lourdes Costa Poetsch
Maria Elisabete Duro Vianna
Maria Isabel Gonçalves Plá da Silva
Marilena Abud
Marísia de Jesus Ferreira Vieira
Nina Isnardi Ricardo
Raquel Monteiro
Sonia André Cava Oliveira
Terezinha Lorena Pasqualotto
Vilma Avila Vianna
Vilma Farias Guerra
Waldemar Pereira de Souza
Yara Bastos André Cava
Yeda Araújo Pereira


           CURRÍCULOS



Ana Maria da Porciúncula Osório: de Rio Grande/RS, radicada em Pelotas, professora licenciada em Letras- UCPEL. Também cronista, tem trabalhos em várias Coletâneas e jornais do país e de Portugal. Foi premiada diversas vezes. Publicou "Êxtase" (1989). Verbete no Dicionário de Mulheres, organizado por Hilda Agnes Hubner Flores- POA/RS, 1999. Acadêmica do Clube dos Escritores Piracicaba- SP, do qual recebeu em 2009 o título de Magna Persona. Associada da Casa do Poeta Rio-Grandense- Capori- POA/RS.


Antonino Campos: poeta de Paysandú, Uruguay. Participa de várias coletâneas no Brasil, Chile, Uruguay e Argentina, tendo sido laureado em concursos de poesias nesses países. Também publica suas poesias em jornais e revistas. Tem vários trabalhos premiados. Livros publicados: Navegando en la Poesía e Moño Azul.


Antonio Miguel Albaini: escritor pelotense, participa de várias coletâneas. Tem acentuada preferência por contos.


Arzelinda Soares Dias, Linda: Professora especialista em Educação Infantil. Atualmente dedica-se à arte, música vocal e instrumental. Pertence ao Centro Literário Pelotense.


Eduardo de Almeida Farias: Presidente do CLIPE em duas gestões (20002 a 2004) ; membro da Academia Pelotense de Letras; 9 (nove) livros publicados, poesia e prosa; articu-lista em vários jornais, daqui e de Portugal sua terra natal.


Fernanda Azevedo de Souza: De Pelotas, poetisa, licenciada em Letras, estuda violino, adora as artes. Pertence ao Centro Literário Pelotense.


Helena Heloisa Manjourany Silva:
Licenciatura Plena em História. Historiadora. Colaboradora do Diário Popular e Diário da Manhã.
Especialista em Gestão Escolar. Educadora de 1965 -2011. Diretora da Escola de Ensino Fundamental Salis Goulart. 1972-1990 e 2002-2010. Menção honrosa em 2012 – Academia Pelotense de Letras com o conto A Guardiã. 1º Lugar em 2012- Centro Literário Pelotense com o conto O Retorno.


Heloiza Pont Zambonato: de Uruguaiana, RS. Pertence ao CLIPE e ao IGHPEL, entidades culturais sediadas em Pelotas. Editou três livros de poesias: "Abrindo a Alma"; "Paisagens do Rio Grande" e "De Mãos Dadas: Mães e Filhos". Como trovadora, destaca-se entre os que atuam neste gênero literário.


Inalda Peters da Silva: de Pelotas/RS. Licenciada em Ciências Sociais. Pós-Graduação em História do RS. Livros publicados: Pergaminho; Peregrinos do amor; Inspirações Poéticas; Rosas! Delírios de Amor; Poesias (Português e Espanhol). Palestras "II Encontro Literário aBrace"- Brasília- 2002; "Incentivo à Declamação Tradicionalista junto às escolas"- Projeto do CTG Cel. Tomaz Luiz Osório. Projeto Mulher e Sociedade apresentado no 5° encontro sobre o PODER ESCOLAR - 2005 e na escola Brasil Club SRL- Grupo aBrace- Montevidéo- Uruguay- 2006; Palestra Mulher e Sociedade- apresentado no IV ENCUENTRO INTERNACIONAL DE LITERATURA DEL MERCOSUR; GRUPO LITERARIO LUCERIA en Argentina. II FESTIVAL INTERNACIONAL DE POESIA "JOSÉ GUILLERMO VARGAS" en la ciudad de Bambamarca- Cajamarca, Peru- 2009. Membro do CLIPE e da CAPORI. Correspondente da ARL- Academia Riograndina de Letras- Rio Grande. Premiações: Vários trabalhos premiados. Professora de Sociologia e Pedagogia na Rede Estadual.


Jacyra Felix de Souza: natural de Arroio Grande/RS. cronista social. Título de Cidadã Pelotense. entusiasta participante de lides poéticas e culturais do Centro Literário de Pelotas. Cronista social de Pedro Osório e Cerrito pelo Jornal Diário Popular. Professora aposentada, onde por várias décadas levou à juventude de sua terra seus conhecimentos educacionais e alegria no trato diário.


Jorge Dias: Estudante de filosofia da Ufpel, músico e teatrólogo


Lia Rosa Bachettini Duarte: Professora estadual, pós-graduada em Matemática. Aposentada, dedicou-se à Literatura. Frequenta as oficinas e o Laboratório de Escrita de Hilda Simões Lopes, o Centro Literário Pelotense (CLIPE) e o GLiTER (Grupo Literário). participou de várias coletâneas e concursos.


Maria de Lourdes Costa Poetsch: natural de Pelotas/RS. Associada e secretária do CLIPE; membro do IGHPEL (Instituto Histórico e Geográfico de Pelotas) onde foi reeleita presidente por unanimidade de votos. Faz parte do Grupo de Estudos Simoneanos (vida e obra de João Simões Lopes Neto- escritor pelotense); frequenta várias oficinas literárias; participa de coletâneas ( da oficina de Hilda Simões Lopes; do CLIPE; Antologia Literária Internacional Del'Secchi, volume XVI; no lançamento dos trabalhos aprovados pela Editora Litteris). Tem trabalho classificado entre os três primeiros na Oficina especial ministrada pela professora Brenda Seur. Membro Titular do Colegiado Acadêmico do Clube de Escritores de Piracicaba/SP. Colabora em jornais de Pelotas.


Maria Elizabete Duro Vianna: de Pelotas, é formada em Filosofia, Pedagogia, Psicologia e Pintura. Professora aposentada da UFPel e UCPel, dedica-se atualmente à pintura e literatura.


Maria Isabel Gonçalves Plá da Silva, Bel Plá: nasceu em Herval, reside há 30 anos em Pelotas. Licenciada em Psicologia pela UCPel. Escreve e lê desde criança, casada, possui três filhos, Associada da Biblioteca Pública Pelotense e da Seicho-No-Ie do Brasil. Poeta e escritora associada do Centro Literário Pelotense. Publicou o livro "No Fundo dos Teus Olhos" em 2010. Publica artigos no Diário da Manhã de Pelotas.


Marilena Abud: nasceu em 28 de julho de 1960, na cidade do Rio Grande, RS, Brasil. Foi criada por seus avós maternos Laurentino e Doracila, de onde herdou o amor pela terra, pelas letras e a fé em Deus. Reside em Pelotas e é casada há 32 anos com Jorge Abud, mãe de duas filhas: Daniele e Danise e avó da pequena Lauren. Pedagoga, formada pela FaE, Ufpel, teve o privilégio de atuar em todos os setores de uma escola pública e exerceu várias funções: Professora, Coordenadora Pedagógica, Diretora. Pinta quadros na modalidade óleo sobre tela. Atualmente faz parte do CLIPE.


Marísia de Jesus Ferreira Vieira, de Pelotas/RS- Brasil. Médica, bióloga, professora universitária, artista plástica, poetisa, escritora. Vários prêmios em pintura, desenho e literatura. Sócia fundadora e presidente atual do CLIPE (2a. gestão, a primeira, 2004-2006). Pertence ao Clube dos Escritores Piracicaba/SP; ao Movimento "Poetas del Mundo"; ao Movimento "Union Mundial de Poetas de la Vida"; à Internacional eu... Writes and Artists Association, IWA; à Academia Sul-Brasileira de Letras- Cadeira n° 1 Patrono: Jorge Salis Goulart. Livros publicados: Poeiras de Pensamento; Páginas Douradas (bilíngue espanhol-português); O Livro de Capa Azul; Caminhos; Retalhos (de Amor e de Vida); Foco de Luz. Participa de encontros literários nacionais e internacionais.
E-mail: marisia.vieira@brturbo.com.br


Nina Isnardi Ricardo: é funcionária pública do Estado do RS. Atua em biblioteca escolar há 22 anos. Formada em Estudos Sociais pela Universidade Federal de Pelotas,1990. Técnica em biblioteca pelo CEFET/FURG, 1999. Ativista cultural. Militante da luta pela ecologia. Nascida em Canguçu, reside em Pelotas há 35 anos. Integrante do Centro Literário Pelotense – CLIPE. End. eletrônico: nina_isnardi@hotmail.com


Raquel Monteiro: de Pelotas/RS Pertence ao Centro Literário Pelotense. Participa de coletâneas.


Sônia André Cava Oliveira ,professora de música e educadora ambiental. Amante da vida e de suas manifestações. Amante da arte e da educação.


Terezinha Pasqualotto: Jornalista e professora de filosofia.. Natural de Soledade.Livros publicados: "Fragmentos"


Vilma Ávila Vianna: capixaba, de Cachoeiro do Itapemirim- ES, radicada em Pelotas, professora aposentada. Escreve contos, crônicas e poesias.


Vilma Farias Guerra, de Pelotas- RS. Cursou na UCPel Licenciatura em História e Pós-Graduação em História do Rio Grande do Sul; UFPel Licenciatura em Geografia. Livros individuais Eu... Você... Eternidade; Eu... Você... Sonho. Pertence ao Centro Literário Pelotense e à Academia Irajaense de Letras/RJ
E-mail: viplasse@yahoo.com.br


Waldemar Pereira de Souza, Souza: funcionário público federal, grau de escolaridade técnico, membro do CLIPE, ex- presidente (por duas gestões- 2006-2008 e 2008-2010); membro honorário da Academia Sul-Brasileira de Letras, coralista da Sociedade Pelotense Música pela Música


Yara Bastos André Cava: Profª de piano, aposentada pelo Conservatório e Departamento de Música da Universidade Federal de Pelotas. Silenciou a música com o falecimento do esposo em 1996. Encontrou possibilidade de expressar suas emoções através das palavras, tendo a oportunidade de participar, com êxito, de vários concursos literários regionais e nacionais. Participa do Centro Literário Pelotense e do Grupo Literário GLITER.


Yeda Araújo Pereira: Nasceu e reside em Pelotas/RS. Vice-presidente do CLIPE. Integrada a diversos grupos lítero/culturais, participa de eventos, coletâneas e concursos literários, recebendo frequentes premiações.



               In memoriam:



Lígia Antunes Leivas, lilu, de Pelotas, : RS. Da Academia Sul-Brasileira de Letras; da CAPORI e Acad. Castro Alves (Porto Alegre); ALPAS21-Cruz Alta; ARL- Rio Grande; do CEN-Portugal e CEP- Piracicaba, SP (delegada); dos Poetas Del Mundo (consulesa). Revisora. Antologista. Oficineira. Assinatura em 49 trabalhos, inclusive estrangeiros (prefácios, abas, contracapas). Jurada em concursos literários; premiada em outros. Participação em 63 coletâneas. Atuação no Recanto das Letras e mais 30 sites literários. Publica no Diário da Manhã, Diário Popular , ZH. Autora de 8 livros (prosa e verso). Graduação: Letras e Direito; pós-graduada: Língua Portuguesa. Mérito em Extensão - UFPEL (revisora na EGU).


Reyzina Vianna Ramos, natural de Lavras do Sul- é membro titular do Colegiado Acadêmico do Clube de Escritores de Piracicaba, SP., cadeira n° 80. Membro da Academia Sul-Brasileira de Letras, cadeira n° 36 Patrono Juliné da Costa Siqueira. Faz parte de Coletâneas e Antologias, com premiação em concursos de poesias nacionais e internacionais. Brasão da Apell, Cruz de Mérito Cultural Mona Lisa, de Esteio, RS. Obras: Veredas da minha alma, Sonetos; Cristais e Ametistas, Sonetos; O Vale das Amoreiras, Romance; Nas ruínas da senzala, a Revelação, Romance; Valéria, a filha do Alambrador, Romance; Passos, distância e poesia.